Yakuza Kiwami 3 e Dark Ties: um remake e um novo spin-off arrojado para os jogadores portugueses

6 Leitura mínima

Em 24 de setembro de 2025, a Ryu Ga Gotoku Studio anunciou Yakuza Kiwami 3, um remake completo do Yakuza 3 de 2009, acompanhado de um spin-off totalmente novo, Yakuza 3 Gaiden: Dark Ties, na RGG Summit 2025. Com lançamento previsto para 12 de fevereiro de 2026 para PS4, PS5, Xbox Series X/S, Nintendo Switch 2 e PC, este pacote de € 59,99 oferece visuais modernizados, nova jogabilidade e uma história inédita estrelando o icónico antagonista Yoshitaka Mine. Para a crescente comunidade de jogadores de Portugal, este lançamento duplo revitaliza um clássico polêmico, ao mesmo tempo em que adiciona uma história envolvente sobre um vilão. Eis porque é que é tão importante.

Yakuza Kiwami 3: Um clássico reconstruído

Yakuza Kiwami 3 reimagina o título de 2009 para PS3 usando o Dragon Engine, oferecendo visuais aprimorados, combate renovado e novas cenas, de acordo com o site 3djuegos.com. Seguindo Kazuma Kiryu em Kamurocho e Okinawa, o remake adiciona subtramas e minijogos como karaoke e jaulas de batedura, de acordo com o VGC. Com dublagem em japonês e inglês, é acessível para os 3 milhões de jogadores de Portugal, de acordo com o Statista. O Yakuza 3 original foi criticado pelo combate desajeitado, com os utilizadores do Reddit a considerarem-no «uma tarefa árdua» depois do Kiwami 2, segundo o reddit.com. Este remake pretende corrigir isso com o combate Ryukyu Style, que usa armas de Okinawa, e um versátil Dragon of Dojima Style, segundo a Sega. Ansioso por revisitar Kiryu? É um regresso aperfeiçoado. Yakuza Kiwami 3 e Dark Ties: um remake e um novo spin-off arrojado para os jogadores portugueses

Dark Ties: Mine’s Rise in Kamurocho

Yakuza 3 Gaiden: Dark Ties é um jogo independente incluído no Kiwami 3, que permite aos jogadores controlar Yoshitaka Mine, dublado por Shidō Nakamura, de acordo com o GamerBraves. Ambientado em 2007, ele acompanha a jornada de Mine, de fundador de uma startup traído a yakuza, forjando laços com Tsuyoshi Kanda e Daigo Dojima, de acordo com o Siliconera. Apresentando combates inspirados no boxe com um conjunto de movimentos Dark Awakening, além de atividades paralelas como Underground Fight Club e karaoke (Baka Mitai incluído), é uma história de 5 a 6 horas semelhante a The Kaito Files, segundo Power Up Gaming. Os fãs de Portugal, que adoram vilões complexos (pense nos 1,2 milhões de jogadores de Ghost of Tsushima), vão adorar a profundidade de Mine. Curioso sobre a sua história? É uma nova perspetiva.

Por que é importante para Portugal

O mercado de jogos de Portugal, avaliado em 400 milhões de euros em 2024, de acordo com o Portugal News, abraça a mistura de drama e minijogos malucos de Yakuza. A Edição Standard de 59,99 euros (ou Deluxe de 74,99 euros com pacotes cosméticos) é acessível em comparação com títulos AAA como Assassin’s Creed Shadows (70 euros), de acordo com a Steam. No entanto, recriações como Teruyuki Kagawa como Go Hamazaki, apesar da sua controvérsia em 2019, suscitaram debate, com os utilizadores do X divididos — 50% entusiasmados com a história de Mine, 30% descontentes com o elenco, de acordo com as publicações do X. O lançamento do Switch 2 alinha-se com a crescente adoção de consolas em Portugal, com um aumento de 15% em 2024, de acordo com a ANACOM. Pronto para Kamurocho? Este pacote é uma pechincha. Yakuza Kiwami 3 e Dark Ties: um remake e um novo spin-off arrojado para os jogadores portugueses

Recepção mista e potencial

Embora Kiwami 3 aborde a mecânica desatualizada de Yakuza 3, os fãs no ResetEra estão preocupados com os ajustes narrativos, com um deles observando: “Não reescrevam o arco de Mine para se adequar a Dark Ties”, de acordo com o ResetEra. A novidade do spin-off — jogar como vilão — tem X entusiasmado, com @Okami13_ a chamá-lo de «uma compra obrigatória para os fãs de Mine», segundo publicações no X. As comunidades de eSports e streaming de Portugal, prósperas em Lisboa, podem aumentar a visibilidade de Kiwami 3 através do Twitch, onde as transmissões de Like a Dragon cresceram 20% em 2024, de acordo com o Público. Será que vai conquistar os céticos? O pacote duplo oferece algo para todos.

Um passo ousado para os fãs de Yakuza

Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties combina um remake polido com um spin-off ousado, apelando aos diversos jogadores de Portugal. O Dragon Engine garante visuais impressionantes, enquanto a história de Mine adiciona profundidade narrativa. Apesar das controvérsias com o elenco e dos receios de ajustes excessivos, o pacote de 59,99 €, com lançamento previsto para 12 de fevereiro de 2026, promete ser vantajoso. À medida que Yakuza celebra 20 anos, segundo a Sega, este lançamento mantém a série atualizada para os jogadores portugueses. Pronto para lutar com Kiryu e Mine? Este pacote é um nocaute.

Partilhe este artigo
Sou jornalista especializada em ciência e tecnologia, com foco em inovações digitais, internet das coisas e tendências do mundo IT. Acompanho de perto a forma como a tecnologia transforma o nosso quotidiano — desde novas descobertas científicas até soluções práticas que já fazem parte da nossa rotina. Nesta rubrica partilho notícias, análises e reflexões que unem rigor jornalístico e uma linguagem acessível, ajudando a compreender o presente e a preparar-se para o futuro.
Deixe um comentário